Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

O 1º Jornal do Século XX e o Artista Supremo


Esta cidade, em especial, por sua colocação geográfica no extremo sul e mais do que isso, pelo isolamento nas comunicações viárias, destacou-se por apresentar uma grande plêiade de jornais que eram os porta-vozes dos seguidores políticos.

Primeiro no Império, quando surge o decano de nossos periódicos, que foi O VITORIENSE em 1876 e depois, seguiram-se outros de tendências partidárias, culturais e humorísticas, sendo que muito destes, viram-se “empastelados” pelas pessoas ou entidades que se sentiam atingidas por eles.

No início do século XX, mais precisamente em dezembro de 1900, surge um semanário, cujos proprietários eram um grupo de indivíduos preocupados em denunciarem fatos que estavam contra suas idéias. Político, jocoso e em muitas vezes ferino, o que dá mostras de sua situação que durou tão pouco, desde 1900 a 1902.

A grande novidade do mesmo residia em que toda a sua escrita fazia-se à mão, numa caligrafia muito clara, moda da época, quando nas escolas era obrigatório o estudo da letra, clara e bonita e alem disso, todas as ilustrações sempre estavam elaboradas pela arte do grande mestre que falaremos a seguir.

O GAIATO, esse nome simbolizava a filosofia do mesmo, exemplo de edição que se fazia em tão priscas épocas. Desde sua frente, até os desenhos de figuras e de propaganda. Na realidade, via-se a arte do seu redator. O último número saiu à consideração dos leitores em março de 1902.

Mas, o encantamento desse trabalho deveu-se a um conterrâneo chamado FRANCISCO GOMES DE ALMEIDA, mais conhecido por “Chico Almeida”, misto de poeta, pintor, autor teatral, artista do mesmo, inclusive o último grande grupo cênico que teve nossa terra levou o seu nome, e, além disso, fotógrafo e como curiosidade, queremos destacar que a maioria das fotos familiares, principalmente dos casais da época, era feitas por ele e depois, retocadas em nanquim ou crayon. Dificilmente uma casa que tenha colocado na parede da sala um medalhão em pintura ou fotografia desse período, o autor não será o Chico Almeida.

Com o nível cultural de 5º ano, este especial homenageado, falava fluentemente o francês que aprendeu por si só, já que a moda era a comunicação, nos meios da elite cultural na emposada língua européia.

O GAIATO foi um marco que honrou as letras e a arte dos santa-vitorienses e FRANCISCO GOMES DE ALMEIDA, soube, mercê a sua grande aptidão, honrar a cultura destas terras tão isoladas no distante pago do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Pergunta da Semana:

Que expressão é esta: “Jogo nos Primeiros”?

 

 

 

 


Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br