Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Bel. JOÃO DE ALMEIDA DÊNTICE e a praça GETÚLIO VARGAS

Quando veio o golpe de 1937 estava a frente do Poder Executivo Municipal, o médico Osmarino de Olveira Terra, eleito democraticamente por nosso povo. É de entender, que o mesmo foi distituido por ser seguidor de Flores da Cunha que estava na chefia do governo do Estado e a situação política-administrativa modificou-se, por inteiro.
Aliado da nova situação chegou para comandar a nossa municipalidade, bacharel, João de Almeida Dêntica, filho desta terra e que era uma fulgurante cabeça na área do Direito e mais, homem de grandes virtudes morais, respeitador e justo. Esteve entre nós, dirigindo o município, por pouco tempo e acossado pelas pendências dos grupos atritantes, mas principalmente, por seus aliados, resolveu entregar o cargo para nunca mais atuar por estas bandas. É bem verdade, que radicado em Porto Alegre e ocupando cargos importantes no concerto político estadual, foi sempre um delegado desta terra e muito preocupou-se pelos problemas de seu torrão natalício.
Mesmo em breve estada deixou duas obras que seriam marcos em nosso desenvolvimento. O primeiro inconformado com a situação de nossas ruas, em especial, na área do centro, na praça gal. Andréa, onde se localizavam os mais importantes próprios, como os sobrados, igreja matriz e o clube Comercial, deu início a um simples calçamento da rua 13 de maio onde estava o luxuoso edifício que abrigava a mais importante sociedade recreativa local. Diziam os adversários, que João Dêntice, calçou a quadra da praça para facilitar a chegada em dias de festas da elite santa-vitoriense, outros, afirmavam que, para evitar os constrangimentos das damas da sociedade local, a fim de não sujarem suas longas roupas de festas, principalmente em dias de saraus e bailes.
Este interventor preocupou-se com nosso interior e no dizer do pesquisador Rubens Carrasco, baseado em documentos de seu acervo, foi um dos primeiros administradores que saia em tão difíceis travessias por nossas barrentas e quase instransponíveis estradas, vendo no local, as grandes dificuldades que se apresentavam e que maneira melhor para sanar os obstáculos.
Outro fator de relevância foi que em seu governo deu-se a elevação do Povoado do Chuí para Vila, em 1º de Janeiro de 1940, por um decreto estadual de 30 de junho de 1939. Era uma velha aspiração da fronteira, atestando o desenvolvimento maior que acontecia por aquelas bandas.
Mas, o grande marco de sua passagem pela chefia do Poder Municipal, foi o cuidado com a sociedade conterrânea, pois, ao entregar o cargo que ocupava, ao Secretário da Justiça, o bel. Miguel Tostes, este, preocupado com os rumos e as desavenças locais, deu-lhe toda a garantia de que, mesmo que tendo que mandar para cá, forças militares, iria garantir a continuidade de seu governo. João de Almeida Dêntica, mais uma vez, demonstrando a sua formação moral e grande confiança no Direito, recusou a oferta, porque não desejava, pelo domínio das armas e do arbítrio, feitos pelos decretos de exceções, como aqui já aconteceu modernamente, dividir ainda mais, a gente mergulhona, deixando feridas irreparáveis. Grande Homem... maior exemplo.....
Na realidade, João de Almeida Dêntice, preocupou-se em dotar o coração da cidade de mais este necessário melhoramento.
Procurou também, o prefeito municipal, dotar a frente do Colégio Elementar de um local de recreio para a população do lado leste e o mesmo, antevia, um grande desenvolvimento, como mostrou o futuro, e aproveitando a data de 15 de novembro de 1939, quando todo o pais comemorava o cinqüentenário da proclamação da República, criou, através do ATO nº 73, no local baldio, já citado, a PRAÇA GETÚLIO VARGAS.
Assim, assistimos, confiantes, a criação de um logradouro que viria a ser um ponto de conforto e recreação, antecipando a perspicácia do dirigente municipal, que num futuro próximo, esses locais seriam de uma necessidade vital para a população crescente, como é visto hoje.
O trabalho foi em cercar a região, prover, uma afanosa plantação de árvores e, também, construir ali, canchas para jogos onde se necessitava de menor espaço, como, o de voltei, basket, e ainda a atividade que era a coqueluche no momento que se chamava de Caçador e que agora, americanizado, passou a denominar-se de Handball. Foi feita uma área onde se colocaram brinquedos infantis, como escorregador, balanços e outros afins.
As plantas foram crescendo, o público, principalmente infantil e jovem, começou a frequentá-la numa extensão da escola em frente, até que foram retiradas as cercas e mais tarde construida uma cancha de futsal e um recanto onde colocaram um macaco, o CHICO, que era a diversão da garotada e que por isso, também é conhecida por Praça dos Macacos.
Grandes conquistas, que para a época, eram tímidas, mas que agora vemos de sua atualidade, feitas por este homem público que administrou brevemente nossa terra, de uma maneira honesta e profícua, mas ainda mais, deixou um legado de que mesmo num período de terror e desrespeito que provém as ditaduras, como foi o Estado Novo, o cidadão íntegro, sempre se preocupando com o bem estar de seus comandados, respeitando a individualidade e as ideologias de cada um. Este varão, JOÃO DE ALMEIDA DÊNTICA, sempre será lembrado por todos e a HISTÓRIA, que nunca mente ou se engana, está neste momento, como antes, fazendo-lhe justiça.

João de Alemida Dêntice no dia de sua pose na Prefeitura Municipal

 


Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br