Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Carlos Alcy Cardoso – O Mergulhão que recorreu o mundo

Nossa cidade, já de tantos anos, nunca pôde prescindir de filhos ilustres e pessoas que para cá vieram e mercê ao trabalho, integração entre seus pares, deram-lhe foro de grande comunidade. Entre tanta gente vamos encontrar o cidadão CARLOS ALCY CARDOSO, saído dos fundos dos Afogados, para tornar-se uma referência, principalmente, na área em que atuou, desde os anos de 1940.
Menino ainda, teve a ensinar-lhe as primeiras letras na “campanha”, a professorinha Isaura, que depois, viria a ser conhecida e homenageada, a senhora da. Isaura Kallil, juntamente com seus irmãos Paulo e Manuel, partiu saudoso daqui, para, na cidade de Pelotas, no Gonzaga e após, na Faculdade de Agronomia, tornar-se o primeiro Engenheiro Agrônomo formado, santa-vitoriense de nascimento, exercendo seu importante trabalho de demarcação da maioria das propriedades locais e dando seus préstimos na função pública, na Prefeitura Municipal, nomeado no cargo de Diretor da Diretoria Municipal de Estradas de Rodagem, em 20 de maio de 1952 e também, na Secretaria de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, onde veio aposentar-se. Foi diretor da Escola Agrícola e Séc. da Agricultura Municipal.
Casado com Ladi Pereira, companheira de toda a sua vida e que seguiu-lhe os passos, quando, impelido por uma ânsia de conhecer o Brasil e o mundo, andou por estes territórios pátrios, vendo as mazelas, mas principalmente, as belezas e potencialidades que estes possuem. Não foi um mero viajante, mas sim, um cientista apurado, que recorreu os limites brasileiros e transmitiu à juventude de sua terra tudo aquilo que viu.
CARLOS ALCY sempre teve um espírito errante, como aqueles que povoaram estes torrões neutrais, que galopavam em longínquas califórnias, em prol da afirmação de nacionalidade, mas também, foi um mestre que num momento agudo do Ginásio de Santa Vitória, prestou-lhe apoio, fazendo parte do corpo docente da instituição, lecionando desenho. Depois de cumprida essa tarefa, saiu por este mundo grande e conheceu quase todas as terras e qual um Marco Polo, trouxe a visão do Oriente, da África, Europa, Oceania, América do Norte e quase todo o nosso continente americano do sul.
Poucos locais na terra não foram palmilhados pelo casal itinerante, através de seus passeios.
Lá se vão oitenta anos de CARLOS ALCY CARDOSO, figura respeitada, amiga, entre seus pares e que granjeou grande reconhecimento e pelo seu trabalho, é conhecedor de “quase” todos os locais deste município que é a Sentinela avançada para o sul, de brasilidade. Dificilmente existe alguma propriedade que não esteja marcada em seus registros de agrimensor.
Foi um fiel seguidor dos colegas, o argentino Antônio Ross, de Tilinho Soares, Guilherme Castro e seu companheiro desde os primórdios, o também engenheiro agrônomo, Artur Moreira, o “TUTU”, que chegou para estas bandas e pelo trabalho e o coração, aqui ficou, para nunca mais voltar. Realizou os mais difíceis e intrincados casos de medições, sendo avaliador do Banco do Brasil e em várias ocasiões, requisitado pela justiça para, com seus laudos firmes, resolver as célebres questões de terra.
Aqui está pintada a figura simples e cordial de CARLOS ALCY CARDOSO que marca a sua passagem por tudo aquilo que foi escrito, mas que sempre será lembrado, por todas as suas ações em benefício de seus conterrâneos, preocupado pelo desenvolvimento da terra natal.

Dedicatória:

ALCY, seguirás sempre caminhando por estas terras, percorrendo tua pátria e navegando pelos espaços do globo, mas sempre, distribuindo sabedoria e cultura, tua respeitabilidade, senso de justiça, mas muito mais, maravilhado, por tudo isso, sei que agora estás ciente do dever cumprido ao que te propuzeste e sempre dando mais que recebendo, levando pela mão a tua querida QUECA, que nunca te deixou sozinho, para admirar todas as paisagens e ver, humilde, mas orgulhoso, passar os teus oitenta anos, de amor, mas principalmente de fé, nos homens e na esperança, que estes sejam mais justos e que, em todos os lugares que andaste exista sempre uma luz nos horizontes que percorrestes com crença que foi sempre, o apanágio de tua vida.

CARLOS ALCY CARDOSO, o MERGULHÃO QUE MAIS VEZES PALMILHOU OS CAMINHOS DO MUNDO ONDE ESTÃO INSERIDOS OS PONTOS MARAVILHOSOS DE SEU PAIS E AS PAISAGENS DE SUA QUERIDA SANTA VITÓRIA DO PALMAR QUE NUNCA DEIXARÁ DE ENALTECER, COMO UM NOVO MARCO POLO DO SÉCULO VINTE E VINTE E UM, QUANDO AGORA, TAMBÉM, ANIVERSARIA FELIZ, NOS SEUS 150 ANOS.

Alci Cardoso

 

 


Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br