Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Santa Vitória do Palmar – Conhecida como Terra Violenta

Até os inícios de 1930, quando a ditadura de Getúlio Vargas, impôs uma grande repressão social e política e havendo um rigoroso desarmamento, nosso chão começou a mudar de aspecto, pois, era conhecido no Rio Grande do Sul, por um município de alta periculosidade a agressões à mão armada, como aliás, era em todo o país. Tínhamos essa fama porque o isolamento daqui provocava uma idiossincrasia entre esta gente.

Ataques à propriedade e ao indivíduo, eram uma constante e valentes a soldo dos mais importantes caudilhos da terra, faziam suas atividades profissionais, levando pânico à comunidade e ficaram famosas famílias de bandidos valentões que, depois do fato narrado acima, começaram a desaparecer.

Dois momentos ilustram essa realidade que passamos a contar. Chegou aqui, de Jaguarão, um rábula do Direito, chamado Armando de Melo Tinoco, trazido pelo conterrâneo Dr. Renato de Freitas, médico abalizado e de grande prestígio entre seus pares e entre nós, começou a atuar em sua profissão, mas sua conduta nunca foi a das melhores, embora tivesse sagacidade para tal mister. Também havia um Chouffeuer de “carro de aluguel”, conhecido por haver sido um dos primeiros que aventurou-se em fazer corridas pela costa do mar, ligando-nos à Rio Grande. Dinâmico e trabalhador, era conhecido por mentiroso, sendo inclusive incluído em nosso folclore local, com a “história da baleia”, que em outra oportunidade será comentada neste espaço.

Conforme as informações mais diretas do nosso historiador maior, que é o bel. Anselmo Amaral, amigo de infância de seu filho Geraldo, que o advogado mantinha uma dívida acentuada com o dito, que residia onde foi a Continental e que graças a sua perícia ao volante e a força de seu potente Overland, muitas vezes, carregou o informante até os confins do Arroito, no arroio D´EL Rei. Dessa situação, começou uma pendenga que durou muito tempo e parece que, em determinada ocasião, ali, pelas imediações da rua Treze com a 7 de Setembro, onde foi o famoso “Bar Tabajara”, a cobrança foi muito violenta e Tinoco deu uma bofetada em Afonso que, sacando de um revolver, saiu em perseguição do causídico, que começou a correr em direção à “Cadeia Velha”, onde agora está o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o motorista começou a atirar e o bacharel também, foi defendendo-se até que num instante, este virando a arma para o perseguidor, mesmo de costas, “a la Far-West”, deu um tiro e acerta a testa do mesmo, que caiu mortalmente ferido e depois socorrido, foi levado numa padiola improvisada para casa, já morto. Houve procissão tétrica nesses anos de 1927 ou 28!

O segundo assunto, relacionado com este, é que o “turco” Ramão Suaya, mascate pelas cidades da zona sul, pretendendo estabelecer-se com uma loja, aliás, costume de então entre os imigrantes árabes, resolveu deslocar-se com a família para cá e seus filhos, ao irem na escola de Jaguarão, afim de se despedirem dos colegas e professores, receberam o horrendo aviso que por estas bandas, o banditismo era tão violento, que matavam as pessoas em plena luz do dia e que aquilo entre nós, era cousa corriqueira. Os meninos chegaram em casa chorando apavorados com a vinda para o sul. Ramão e Célia, sua esposa, procuraram tranqüiliza-los e a viagem foi feita na maior tranqüilidade, pois pelo vapor Rio Grande, chagava-se em Santa Vitória do Palmar, em segurança e comodamente. Ao descerem do navio foram transportados por uma “diligência”, condução coletiva que deslocava os viajantes desde o atracadouro até a cidade. Quando o carro dobrou a esquina já citada, em direção ao norte, para chegarem em casa, onde hoje é a residência da viúva de Osmarino De Marco, Alva Silva de Marco, depararam-se com aquela cena que já lhes havia sido notificada. Foi um pânico, porque o alerta estava realizado.

Posteriormente esta família ficou por aqui e nestas plagas deixaram-se estar formando uma grande descendência e puderam, pessoalmente comprovar, que o quê diziam de nós, não era tão grave assim, na realidade, o fato da violência era uma situação que imperava entre todos os povos do mundo e que, por estes lados sulinos, não poderia ser diferente.

Fatos de nossa gente e desta Santa Vitória do Palmar, pacata, ordeira e trabalhadora, símbolo e guarda da gente brasileira.

O Turco Ramão Suaya e seu filho Èlias.


Propaganda da inauguração da loja Suaya, feita
no jornal sul do Estado de 17 de abril de 1928.

 




Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br