Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

A evolução das idéias republicanas em nossa terra

Nestas plagas do extremo sul brasileiro, as movimentações republicanas pouco se fizeram sentir no início da nossa formação, a partir do século XIX. Embora a República Rio-grandense haja se instalado em parte do território gaúcho, nestas paragens, pouco ou nada era permitido desenvolver nesse movimento, já que pertencendo ao município de Rio Grande, este era o ponto chave da estrutura imperial para não perder o domínio da saída do canal da Laguna dos Patos, vital na comunicação de nosso interior com o resto do País, pelo Atlântico.

Éramos lindeiros com o Uruguai, aliás, República Oriental, mas que não nos dava subsídios e influência, porque a agitação política nesse País era tão grande que servia como uma propaganda negativa da propagação da campanha, pois demonstrava a insegurança nas guerras pelo poder e que colocava em sobressalto a fronteira santa-vitoriense.
Somente nos idos de 1870 em diante, as ondas republicanas começam a chegar até aqui trazidas pelos viajantes, mas em especial pelos estudantes que estavam em outras cidades, destacando-se o inteligente conterrâneo Manoel Vicente do Amaral. Estando na faculdade de direito de São Paulo, convivia com ilustres propagandistas da República, destacando-se Julho de Castilhos e Borges de Medeiros, os grandes vultos da divulgação dessa nova mentalidade.
Em Santa Vitória do Palmar digladiavam-se dois partidos que tinham como figuras de frente Gaspar Silveira Martins e do outro lado, Julho de Castilhos, este último capitaneado por Uladislau Riet Corrêa, conhecido como Ladrizinho. Lançaram um manifesto político em apoio à idéia da república e fundaram o Clube Republicano 20 de Setembro, que tinha como meta principal, divulgar a nova ordem, pela qual estavam lutando e que se realizou em 15 de novembro de 1889.
Esta entidade e o Manifesto foram criados em 2 de junho de 1889, saídos de uma reunião na casa do confrade Serafim Pedro Ferreira, localizada na praça Mal. Andréa, tendo sido formada uma diretoria que assim estava composta:

Presidente- Uladislau Riet Corrêa
Vice-presidente- João José do Amaral
1º secretário- Manuel Vicente do Amaral
2 ºsecretário- João Antunes da Silva Júnior
Tesoureiro- José Maria da Rosa Filho
Comissão Consultiva- Fileto André Cardoso de Brum, Damaliel Faustino Corrêa, Faustino José Rodrigues e dr. Alípio Santiago Corrêa

A seguir foram apostos os nomes de várias personalidades de nossa sociedade oriundas das mais diversas profissões. A notícia do fato foi transcrita no jornal A Federação, órgão mais importante da vida republicana no estado cujo redator era o próprio Castilhos. Este último acontecimento era um motivo de orgulho para os adeptos da causa que viria a se concretizar com a proclamação.
Nossa terra, também desse modo, estava representada no movimento que viria a terminar com a monarquia brasileira, aliás, a última da América, e retirar do poder a veneranda figura de Dom Pedro II.
Embora nestas longínquas paragens soubemos enfrentar esta árdua campanha, através de nossas possibilidades e que ao longo do tempo soubemos participar, mais uma vez, em tão importante caminho dentro dos destinos nacionais.

Uladislau Riet Corrêa, presidente do Clube Republicano 20 de Setembro


:: Pergunta da Semana ::

O que é o xale-xale, ou no espanhol, chale-chale?

Resposta: Arbusto que era encontrado nos campos de nossa terra e também no pampa uruguaio, e que produzia uma frutinha vermelha. Hoje o xale-xale está quase desaparecido em nosso meio.

Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br