Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

JOSÉ BERNADINO DE SOUZA CASTRO – um estancieiro na Prefeitura

PEDRO AMÉRICO VASQUES – o advogado que lutou pela Educação


Ainda na década de 30, nossa terra se preparava para uma nova jornada, num Brasil revolucionado com a grave crise mundial e que por aqui, iria desembocar na Revolução de 30. As informações político-partidárias ainda se manifestavam desde as lutas de 23, quando nos vimos envolvidos numa agitação sem precedente e que nestas plagas, assistimos no palco da luta, uma evolução grave e difícil.

Mesmo assim, éramos uma ilha de bonança em relação ao resto de nossa Pátria, em especial pela presença de duas figuras que conduziram o desenvolvimento, preparando-nos para o futuro que se apresentaria daí por diante.

JOSÉ BERNARDINO DE SOUZA CASTRO, de família tradicional de nosso interior, forjado nas lides campeiras, sendo um próspero estancieiro que fazia de seu estabelecimento pastorial uma célula de progresso, tanto na criação de gado vacum, ovino, como também, uma dedicação maior na fruticultura que, aliás, por estas bandas, era florescente, principalmente com frutas do temperado europeu e africano, onde fomos destaque no solo gaúcho, com pêras, maças, cítricos, ameixas e o popularíssimo marmelo, além de cuidado, com as frutas silvestres que por aqui abundavam.

Mais ainda, o Major José Bernardino, preocupou-se com a evolução da melhoria de nossas estradas do interior e os cuidado de nossas ruas arenosas, mas o seu maior feito foi a dedicação ao Ensino Público dos santa-vitorienses, dotando nossa campanha e fronteira do Chuí, com uma grande gama de escolas, onde se destacaram grandes mestras do ensino primário.

Nessa luta em prol da educação local, vimos atuar um advogado que, além de sua profissão, PEDRO AMÉRICO VASQUES, filho do Notário Pedro Alexandrino Vasques e de Luciana da Rosa Vasques, foi o grande incentivador do ensino nesta região. Como inspetor de instrução pública, hoje secretário da educação. Procurou melhorar a capacidade das professoras, instalando colégios por toda parte e fez com que tivéssemos um destaque entre as comunidades rio-grandenses.

Tanto José Bernardino de Souza Castro como Pedro Américo Vasques, conhecido como Perico, estão imortalizados pelos seus conterrâneos, o primeiro recebendo seu nome à escola da Barra do Chui e o segundo, tendo o patronato de uma rua na entrada da cidade na localidade conhecida por “engenho do Lauro”.

Mais um momento deixamos aqui, para lembrar gente desta terra que dignificou a vida de Santa Vitória do Palmar.

 

José Bernardino de Souza Castro – prefeito municipal desde 1928 até 1933

 

Pedro Américo Vasques numa
festa no Clube Hermenegildo.

Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br