Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

COLÉGIO ELEMENTAR DO DR. OSMARINO E A PATROLA DO SR. ARGEU

As distâncias de nossa cidade com o resto do estado e formação geológica do município fizeram com que, duas grandes conquistas públicas tivessem enorme repercução entre todos os habitantes.
Primeiro, foi a inauguração do prédio do, então chamado COLÉGIO ELEMENTAR, que viria a ser o marco da educação por estes lados, onde foram forjados os primeiros conhecimentos da juventude santa-vitoriense, a partir dos anos 30. Era uma edificação sólida e que modificou aquela área que havia sido o ponto final da ruazinha, que saindo da Igreja Matriz, leva aos caminhos do “nunca mais”, para que os restos mortais dos habitantes ficassem no velho cemitério que depois de 1900 foi transferido para as coxilhas do sul.
Construção padrão, grande e espaçosa, com todas as comodidades que uma escola poderia dar para nós, que estávamos acostumados a freqüentar o colégio instalado em casas velhas como foi o caso da última, localizada na esquina onde agora estão as Lojas Obino. Tinha em seu frontispício a famosa frase que era do agrado do imortal prof. BLOTTA, “LABOR OMNIA VINCIT” e que outras entidades escolares a estampam por todo o nosso Rio Grande, fazendo a afirmação do binômio governamental de Sólida Educação com grandes comodidades para alunos e professores-sonho do grande mestre Coelho de Sousa.
Na data dos festejos da entrega do Colégio Elementar à comunidade, o prefeito Osmarino Terra aproveitou a chegada da primeira Patrola em nossa terra e fez que a mesma, fosse batizada pela esposa do Juiz de Direito, com a quebra de uma garrafa de champagne, a maneira dos atos em navios e similares.
Esta máquina, fez uma transformação no sistema viário da região e possibilitou a melhoria de nossas estradas e ruas e por falar nisso, o operador da potente máquina era o Sr. Argeu Acosta que foi levado em um “carro de aluguel”, contratado pela prefeitura e que tinha como motorista, o “choffeur”, como eram chamados os condutores de autos, na época, o eterno castelhano Paulo Guerra, que para cá veio, saído de Lascano, no Uruguai, via Jaguarão, para nunca mais voltar, deixando um caminho de trabalho, dinamismo e inteligência nos seus bem vividos 103 anos.
Argeu Acosta, saiu da Quinta e veio, sem pressa, tratando, por primeira vez, de colocar ao transito, espaços de nossas estradas.
Foi um dos momentos mais importantes e impactantes na cidadezinha, que passava, daí, por diante, a contar com uma escola de grande qualidade e que repetindo, foi o grande marco da educação nestas lonjuras e que veio a para encurtá-la este poderoso engenho da tecnologia moderna, naqueles tempos heróicos, quando para aprimorarmos nossos conhecimentos, tínhamos que recorrer enormes distâncias fora daqui e que para transitarmos a esses pontos, fazíamos verdadeiras epopéias de paciência, coragem e determinação, para chegar ao nosso destino.
O COLÉGIO ELEMENTAR e a PATROLA que o Dr. Osmarino de Oliveira Terra nos entregou e que um punhado de valorosos professores fizeram do ensino, o seu maior destino e que ARGEU ACOSTA, depois seguido por seu filho DIRCEU, foram um dos pilares básicos para o desenvolvimento que não pode mais ser retardado, na grande evolução que, nos seus 150 anos, Santa Vitória do Palmar, nos apresenta, para que aqui vivamos felizes e ufanosos de sermos os “Mergulhões” desta terra.

Colégio Elementar numa das suas fotos mais antigas no dia da inauguração.

 

A 1ª Patrola (conforme testemunho de Dirceu) onde vemos a
“bolanta” da prefeitura, tendo a frente Argeu, Dirceu e
Henrique Maximila, estes dois últimos residindo em nossa cidade.

 

Praça Getúlio Vargas, 1954 com o colégio Elementar ao fundo.

 


Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br