Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

DOIS GRANDES EDUCADORES QUE DIGNIFICARAM ESTA TERRA
OSCAR MACHADO E ELMO FARIAS DE ALBERNAZ

Professor Oscar Machado e Elmo Farias de Albernaz possuem situações em comum e muitas delas serviram para honrar o Estado do Rio Grande do Sul e Brasil e a maneira de cada um, desenvolveram a sua atuação docente proporcionando um avanço na Educação, tão carente e desrespeitada até os dias de hoje.
Vamos comparar a maneira em que estes dois mestres separados por muitos anos, mas juntos nos atos de provocar condições, a fim de, que o desenvolvimento pedagógico se fizesse sentir por todos os lados e em especial, na área de nosso município e no estado.
Oscar Machado, nascido na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, às margens do caudaloso rio Uruguai, em Uruguaiana e Elmo Farias de Albernaz, nos limites do sul do país, cercado pelas plácidas águas da Mirim.
O primeiro, saído do interior uruguaiense, filho de tropeiro e menino pobre, chegou até aquela cidade trazido pelo amparo da Igreja Metodista e analfabeto até os 11 anos, pelo estudo metódico e vigoroso, conseguiu, vindo para Porto Alegre, tornar-se professor em Educação e posteriormente doutor. O segundo, nosso conterrâneo, filho também de homem condutor de gado pelos ínvios caminhos mergulhões, ajudou seu pai o “velho” Augusto, nas tropeadas até os frigoríficos de Rio Grande e conviveu com a “caridosa” dona Marica. Cresceu ali, na chácara das Camélias quase na esquina das ruas Osvaldo Anselmi e Gal. Canabarro, estudando no Grupo Escolar Manuel Vicente do Amaral, depois no Ginásio de Santa Vitória, para pela mão do Dr. Oscar, chegar ao Instituto Porto Alegre, o IPA e lá alçar vôo para caminhos maiores.
Professor Oscar Machado, foi o criador do GSV, sendo honorificamente seu reitor, para que o mesmo pudesse funcionar no ano da graça de 1950. Para cá veio a pedido do Rotary Club e da Maçonaria onde era membro e que, com grande prestígio na esfera do ensino no Brasil, fez realizar o sonho dos santa-vitorienses de termos o curso médio, aliás, conhecido como ginasial e fez possível que aqui fosse implantado tal avanço.
O estudante ginasiano Elmo, aluno do mesmo, ao formar-se na 4° série em 1954, foi completar os seus estudos seguintes no colégio protestante da capital, já citado. Seguiu a senda do velho mestre, tornando-se um educador de destaque, tanto a prova dada, é o fato de que o mesmo passou a atuar no magistério estadual, mas também, foi aplicar seus conhecimentos e sua digna conduta profissional em educandários da rede metodista de ensino pelo interior do Rio Grande do Sul, como em Santa Maria, Uruguaiana e outros locais, para por fim, ser como o reconhecido prof.Oscar Machado, reitor do IPA.
O primeiro mestre, enquanto nosso colégio pertenceu ao município, sempre vinha, pelo menos, três vezes ao ano, no avião da Varig, para fiscalizar o seu filho dileto que era o Ginásio e quando os formandos foram estudar a beira do Guaíba, ele nunca perdeu o contato com aqueles ansiosos e tímidos mergulhõezinhos que estavam tão longe de casa.
Ao findar a atuação do mestre por estas bandas, pois, a entidade de ensino passou para o estado, Oscar Machado rareou as suas visitas. Não o fez porque estava desinteressado conosco, mas sim, porque fixara-se nos EUA e México representando nossa Pátria na OEA e depois, na política, foi secretário do governador Ildo Meneghetti.
Encerrou sua vindas para o extremo sul quando aqui esteve por última vez, antes de falecer, para receber, com muita Justiça, o título de Cidadão Santa-Vitoriense. Foi uma passagem que orgulhou a todos os que sempre pensaram na evolução educacional de nossa gente.
O professor Elmo, nunca desligou-se de nós, porque, além de possuir familiares nesta localidade, sempre cultivou a todo o tempo, um grande número de amigos para o resto da vida. Constantemente está pensando em aportar na sua querida Barra do Chuí e mesmo, embora aposentado, com grandes atividades na área religiosa que o faz deslocar-se para vários pontos do país e do mundo, sempre encontra um jeito de por aqui ficar, aproveitando esta terra que ele ama como poucos.
Oscar Machado e Elmo Farias de Albernaz, são figuras humanas que dignificam a terra. O primeiro transformado em conterrâneo por um ato de justiça da comunidade ou então, o outro haver nascido nestas plagas meridionais.
Homens como estes demonstram que, com fé e conscientes do papel que exercem, através da Educação, farão uma humanidade grande, neste momento em que estamos com grandes dificuldades de convívio social.
Por isso, esta página tem o sentido de relembrar que a EDUCAÇÃO É A ÚNICA HERANÇA IMPERECÍVEL, como marca a letra do imortal professor Blotta, no hino do Ginásio de Santa Vitória do Palmar e o lema da Escola.

 

– Professor Elmo Farias de Albernaz retratado em 1954 por ocasião de sua formatura no Ginásio de Santa Vitória
Professor Oscar Machado reitor e um dos fundadores do GSV
Formandos juntos com Elmo comemorando 50 anos dessa grande conquista (2004). De pé (da esquerda para direita): Olsi, Sueli, Adair, Izaurinha, Adi, Carmen (viúva do colega João Carlos Marco), Marilene e Elmo. Sentados: Terezinha, Urânia, Professora Clair, Homero e Evanir

Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br