Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

UM GOVERNADOR ENTRE NÓS – WALTER JOBIM

Em plena ditadura Vargas esteve entre nós o Interventor Cordeiro de Farias, quando estava a frente do Governo Municipal, um exemplo de cidadão que foi o agrônomo Guilherme de Souza Castro, já estampado nesta coluna. O chefe do Executivo Estadual aportou em nossa cidade, vindo através do vapor Rio Grande, para presenciar o andamento dos trabalhos da construção do porto, obra hercúlea que Getulio Vargas, atendendo um pedido de seu velho amigo e companheiro Manuel Vicente do Amaral, chamado por ele, o “Velho Amaral”, mandou construir para resolver o angustiante problema das comunicações do Rio Grande do Sul e do Brasil, conosco.
No entanto, o primeiro Governador do Estado democraticamente eleito que aqui chegou, foi o político saído das fileiras do Partido Social Democrático, o PSD, quando logo de sua vitória eleitoral, na intenção de agradecer por sua eleição, onde nosso município, graças à importância partidária de Mario Anselmi, seu irmão Osvaldo, Bolívar Barberena, Walterloo Camejo, Taciano Martino e outros, deu-lhe uma expressiva maioria de votos. Também fez-se presente para contatar com as autoridades locais e sentir as grandes necessidades que por estes lados se faziam sentir.
Na realidade, Walter Jobim, pai do atual Ministro da defesa, Nelson Jobim, pouca cousa de palpável trouxe a esta região do país tão necessitada a abandonada pelos Poderes Centrais.
Esse instante foi muito comemorado e quando a caravana do Governador chegou até nós, vinda de automóveis pela praia, um grupo de figuras representativas da comunidade o esperou no balneário da Barra do Chuí, em frente ao hotel Atlântico, conforme a foto estampada aqui atesta.
Esse homem público fez a viagem pela “costa do mar” com muito gosto, já que era acostumado às grandes travessias e sua característica era andar pelos ínvios caminhos do nosso Estado, levado por um Jeep Willians, tão em modo no após guerra.
Nossa comunidade teve o azar de que no dia da viagem o tempo estava perfeito, porque há muito tempo não chovia e as estradas péssimas da Praia do Joca Documento até o Chuí e desde a nossa cidade, encontravam-se relativamente boas para a passagem. Infelizmente o vento era nordeste e o mar fazia com que o trânsito por sua beira fosse de ótima qualidade, no entanto quando da obra da travessia dos diques no Taím planejada pelo Governo Federal através do DNER, ele foi importante na pressão junto às autoridades, tendo como aliados, o Ministro dos Transportes e Obras Públicas, o engenheiro Clóvis Pestana, e o rio-grandino, quase mergulhão, principalmente por possuir familiares aqui, os Costa, que foi Egidio Costa, realmente os grandes responsáveis pela nossa integração ao resto do país.
No momento da recepção estavam as autoridades locais, mais os funcionários do Estado que aqui atuavam e políticos dos diversos segmentos partidários, que outra vez, deixando suas querelas políticas de lado, foram se encontrar com o 1º Mandatário do Rio Grande do Sul.
Estavam entre eles os funcionários públicos como Promotor Publico Dr. Naconeci, figura folclórica em nosso meio, o medico Osvaldo Anselmi, chefe do Posto de Higiene local, Nelson Vasques Rodrigues e Osman Azambuja, notários, Dr. Cardin, juiz de Paz, Antônio Correa funcionário da Mesa de Renda Estadual, funcionários municipais destacando-se Tacir Ribeiro e demais políticos da região entre eles, Mario Anselmi, Orlando Rotta, o Pichinga, Coronel Leléo, Bolívar Barberena, Belmiro Silva e tantos outros.
A sua estada nos Campos Neutrais foi muito breve, no entanto, sua presença engrandeceu sobremodo esta Terra, fez com que nós, sempre carentes de contatos e pressões para as nossas questões propostas e mais ainda, distanciados por este determinismo geográfico que nos fez diferenciados do resto do Brasil, estivéssemos frente a frente com esse figura.
Somos fronteiriços, separados dos grandes centros por enormes distâncias, com uma dificuldade enorme de preitos com o mando nacional, mas tivemos sempre homens que dignificaram o pago onde nasceram e muitos deles foram figuras de proa no concerto da vida dos brasileiros e nunca deixamos de sê-los por vontade de trazermos o símbolo de nacionalidade e amor ao torrão natal.

 

Recepção do Governador Walter Jobim (alto ao centro) - Foto do Autor

 

Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br