Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Esporte Clube Rio Branco - Uma trajetória de glórias

O TRICOLOR DA COXILHA não nasceu de uma dissidência do Vitoriense, mas sim, de uma necessidade local, para as disputas do futebol que estava em moda em todo o Brasil e com grande influencia dessa atividade em nossos fronteiros do Uruguai. O Veterano disputava suas partidas entre seus simpatizantes, já que não existia em nosso meio, um adversário para tal atividade, no entanto, um fato veio culminar com a criação do clube mais laureado nas terras dos palmares.
Jovens da família Cardoso deste município, mas que eram saídos dos Correas de Castilhos, por força de matrimônio, vieram para cá, a fim de administrar umas terras recebidas por eles, por herança e chegaram embuídos de, além do trabalho no campo, desfrutarem da hospitalidade e mimetizando-se em nossa sociedade juntamente com moços brasileiros, resolveram fundar uma instituição sócio-futebolística, onde pudessem demonstrar suas potencialidades.
Liderados pelo castelhano MARIO CORREA e seus irmãos e amigos, criaram o ESPORTE CLUBE RIO BRANCO.Por que desse nome? Acontece que em 1910, portanto, dois anos antes, o Brasil, “em condomínio” doa ao país oriental, uma parte da lagoa Mirim, fato que já foi apresentado numa crônica aqui. Não precisa-se dizer que a gratidão fez com que, estes meninos do pais vizinho, agora radicados em nosso meio, colocassem o nome de nosso maior diplomata, o Barão do Rio Branco e para completar tal homenagem, as cores dessa instituição foram de nossa queridíssima bandeira, isto é, Verde e Amarela.
Este fato aconteceu em 12 de Janeiro de 1912 e 4 anos depois ganhávamos o primeiro grande titulo municipal, que foi, a Taça Manuel Vicente do Amaral, em agradecimento ao grande conterrâneo.
A Prefeitura Municipal doou, também em comodato, uma área que era destinada à uma praça e que levaria o nome de 15 de novembro e é onde se localiza a instituição, atualmente.
Seu primeiro presidente foi o idealizador, Mario Correa e hoje, dirige os destinos do clube a srª. Amélia Borges Acosta com grande destaque, inclusive em suas mãos foi ganhador do titulo de CAMPEÃO DO 3º MILENIO e é única associação santa-vitoriense que foi vice-campeã do amadora do Rio Grande do Sul, também, pioneira na construção de uma sede social que hoje reúne todos os admiradores de suas cores e a sociedade em geral, sob a direção de Antônio Oliveira e Hélio Chiesa.
Das cores auri-verdes, hoje foi acrescentada o vermelho, que na época era chamada de “encarnada”, por que durante a ditadura, de Getulio Vargas, no inicio de 1940 houve uma proibição de colocar a representação nacional do ouro e as matas que enfeitam nossa Pátria e por isso, aproveitando o fato de o Regimento, clube pelotense que depois, chamou-se Farroupilha e que por isso, também, estabeleceu mais uma cor, completando-se ao modelo do pavilhão rio-grandense, transformou-se em tricolor e eu distintivo, emblema que simboliza a entidade foi modificado, como vemos nas fotos.
Da ligação com nossos amigos da república irmã, foi o Rio Branco, o clube que mais uruguaios teve em suas fileiras, como Souto, Cusman, Almada, San Vicente e que teve como armadores os imigrantes árabes (os turcos) em sua maioria, pois o nosso veterano congênere agregava mais a elite rural da terra.
Sempre foi conhecido esse time como a mais popular do município e onde a classe trabalhadora se agregava para realizar os seus ideais esportivos.
ESPORTE CLUBE RIO BRANCO, é um baluarte da sociedade e do futebol que já deu, ao Rio Grande e ao pais, grande número de jogadores que valorizaram sua bandeira e que seguirão sempre lembrados enquanto o esporte bretão existir por essa latitudes.

Foto2 – 1º destino com as cores Verde-amarelas e o atual já tricolor – verde, amarelo e encarnado.

Rio Branco – sua primeira formação em 1912 – nome dos jogadores.Da esquerda para direita , de pé, Olindo Alves Nunes 9 (terno branco), Henrique Fernandes, Bráulio Plá, o glorioso goleiro; Tônico Pinto, Hector Molmsten. De joelhos, também da esquerda para direita, Mario Correa, Faustino Oliveira e Carlos Vieira. Sentados Antonio Rodrigues, José Francisco da Costa, Isaac Ferreira, Marino Lima e Natálio Plá.
Esta foto foi doada pela esposa do saudoso Amigo Antônio Carlos Alves Nunes, em março de 2001.

 

1º destino com as cores Verde-amarelas e o atual já tricolor – verde, amarelo e encarnado.

 

 

Pergunta da Semana: Que família era conhecida por os TURUNGUENGAS e por que levava esse nome?

 


Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br