Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Alvorecer do Século XX - Vamos estudar pra dentro.


A expressão "Vamos Estudar Pra Dentro"já comentada numa de nossas crônicas, com pergunta aos leitores, foi muito usada em nosso linguajar desde prisca formação. Isso se deveu ao fato de que o ensino (também já comentado) era rudimentar e de pouca abragência em nosso meio, oportunizando apenas o contato com os primeiros conhecimentos de linguagem, matemática, história, geografia, religião, etc, além de que a população de oitocentos e meados do novecentos, estava concentrada no interior, quando o jovem, em especial os rapazes de boa condição econômica e apresentando pendores para o estudo, aliado ao interesse dos pais em "possuir um filho doutor", deveria deslocar-se para as cidades maiores, como Rio Grande, Pelotas, Porto Alegre e num outro lance, para cursarem uma faculdade, em especial de Ciências Jurídicas ou Medicina as mais procuradas e se transformarem em "doutores", erradamente chamados aqueles que possuíam o curso universitário, se deslocavam para São Paulo ou Salvador .

Jaguarão, cidade irmã da nossa, localizada do outro lado da Mirim e debruçada sobre o rio que lhe dá o nome e que provavelmente haja recebido esse epíteto por causa dos jaguares, felinos abundantes na zona e de proporções avantajadas, demarcou o local com o aparecimento deste e que no aumentativo teria sido apelidado de "Jaguar- Grande" ou ainda , por causa de restos de uma ossamente que talvez não seja deste felino e sim, de restos fósseis de um maior pré-histórico, "Tigre-dente de sabre", que foi um dos carniceiros de plestocênio, sendo uma espécie da mega fauna desse período. Esta urbe teve, muito antes de nós, escolas preparatórias de estudantes referidos acima, de origem protestante e principalmente católica e que pela proximidade do contato com nossa gente, através da lagoa e em seus iates a vela e motor, mais os vapores como o Mirim, Juncal, América, Colombo e por fim o Rio Grande, já referidos na crônica da semana anterior, atraiu a mocidade estudiosa para lá.

Recentemente a EDUCAT, editora da UCPEL, editou uma série de cartas do padre belga Thomas Aquinas Schoenars, da congregação dos Missionários Premonstratenses que, radicado aí, deu-nos uma visão muito importante de como era a geografia, a história e a vida nesta região. Mais ainda, nesta mesma obra, destaca-se como tradutor, o médico radiologista Cornelis Christiaan Van Ommerem M. D. de origem holandesa, muito ligado a nossa gente por ser irmão do grande santa-vitoriense por adoção, Hendrik Van Ommeren . O rádio técnico Holandês.

Este trabalho organizado pelos padres dessa confraria européia, faz breve referência sobre estudantes de Santa Vitória do Palmar que estudavam aí, entre os anos de 1901 e 1903.Também estampa a foto de quatro alunos do Colégio Espírito Santo oriundos daqui e quem sabe, algum amigo ou parente, possa identificá-los.Além do mais, o padre Thomas faz menção à terra dos verdes palmares e destaca a capacidade dos meninos que se apresentam fardados com o uniforme da referida instituição.

Mais tarde, os metodistas do IPA de Porto Alegre, em fins de 30 ou indícios de 40, fundaram o Instituto Porto Alegre, como filial de grande educandário da capital e que repetindo a ação dos belgas, os americanos da Igreja Wesley, receberam também, uma plêiade de mergulhões que foram "tirar o ginásio" nessa cidade.

Assim transcrevemos mais uma página da vida cultural desta região sulina, onde nós, também, ficamos incluídos nela, até que em 1950, o mesmo IPA, através da figura ímpar do grande professor protestante OSCAR MACHADO, sob os auspícios da prefeitura municipal, tendo a frente o médico Osmarino de Oliveira Terra, criou o GINÁSIO SANTA VITÓRIA, que no dizer do grande bel. CÂNDIDO AUCH RIBEIRO, dividiu a história de nosso município em: "antes e depois do aparecimento do GINÁSIO".




Estudantes do colégio que estão uniformizados, somente o mais alto, é uruguaio e os 3 menores são de Santa Vitória do Palmar

Capa do Livro três anos no Brasil(1901 - 1904) de Thomas Aquinas Shoenaers.
Tradução de Cornelis Crtristiaan Van Ommerem


Pergunta da semana:

Quem foi Alcides Maia e o que esteve fazendo em nossa cidade? Qual o ano dessa visita?


Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br