Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

CORAL DOS SURDOS – QUANDO O HOMEM SUPERA SUAS DEFICIÊNCIAS

É ISSO AI!
PARA QUEM ACREDITA EM MILAGRES
NÃOVOU PARAR DE TE OLHAR
(canção francesa)

Santa Vitória do Palmar orgulha-se de muitos de seus filhos, querendo-a ou não. Estando em nosso torrão ou longe dele, sempre é uma vitória suas conquistas. Assim é por aqui!
O CORAL DOS SURDOS é composto de seis alunos da 1ª a 6ª série e mais um deficiente auditivo, amigo da Escola. Foi criado em 2001 pelas professoras Geovana Silveira de Souza e Hildair Molina.
Impressionadas com o elevado número de estudantes com problemas desse tipo e sentindo neles a grande competência para as mais diversas funções, pensaram em desenvolver suas potencialidades na área em questão, pois, com amor, carinho e persistência, todo o indivíduo pode realizar as mais difíceis tarefas e com isso, se integrar na sociedade em que vive.
O ouvinte com habilidade de cantar utiliza-se de sua voz para exprimir o seu canto e o surdo se comunica com a vibração de sua sensibilidade e com as mãos transmite sua vocação, já que,

O SURDO,
OUVE COM OS OLHOS,
FALA COM AS MÃOS
E AMA COM O CORAÇÃO.

A Escola Castelo Branco, da esfera municipal, tendo a frente as professoras Geovana Silveira de Souza, Hildair Molina e também, Gilda Maria Castro, pratica essa atividade importante dentro do seio da pedagogia e provoca uma valorização de todos que precisam desenvolver outras tendências, suprindo assim, as que lhes falta.
O trabalho é árduo, mas com carinho, o mesmo se transforma numa grande vitória daqueles que não receberam todas as funções físicas vitais.
Como esclarecimento das mostras, contamos que a música e a letra a serem interpratadas são traduzidas para eles em LIBRAS, a linguagem para esse tipo de estudante e os sons são capitados por meio de vibrações e ai torna o grupo firme e compenetrado, na interpretação da peça musical.
É uma grande conquista para a comunidade santa-vitoriense que mestre e educandos, com perseverança e carinho, passem a demonstrar o valor humano, lembrando que, quando são incentivados e muito mais do que isso, para eles próprios.
Nominamos os componentes do Coral dos Surdos da Escola Castelo Branco que é uma vitória da Educação em nossa terra e que é assim formado, pelos jovens:
Vinicius, Roberta, Muriel, Kalison, Nildair, Letícia, Simone, Jordana, Joubert, Lidiane e Joubert, o amigo da escola.
Não há quem não se emocione assistindo a essas criaturas que acreditam nas potencialidades do homem e que não esmorece diante dos grandes desafios.
Às mestras, dirigentes de tão importante grupo musical; à Escola Castelo Branco, que recebe em seu seio tão valorosa atividade; aos pais e amigos desses jovens, que sabem que esmorecer jamais passa por suas cabeças e a comunidade conterrânea, que vê o valor de seus filhos, vai o recado que sintetiza tudo na letra da música popular dos franceses de que na realidade diz profeticamente.
“É isso ai. Para quem acredita em milagres não vou parar de te olhar!”
Queridos amigos do CORAL DOS SURDOS, na realidade, “É isso ai, por que não vamos parar de olhar para vocês, mesmo não acreditando em milagres, com grande aplauso, faremos uma grande corrente, agitando as mãos para o alto, com fé e esperança, sentindo que a humanidade tem jeito e quem sabe os milagres possam acontecer, entrelaçando todas as nossas mãos num tremer de dedos impulsionando uma revoada em nossos corações.
É isso ai. Vamos crer em milagres e não pararemos de olhar para todos os que crem. O resto são momentos da passagem por esta vida e que ficará gravada em todos os que esperam um porvir melhor.


O grupo de alunos surdos junto com a sua professora nominados acima

 


Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br