Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

A VOLTA DE OSMARINO DE OLIVEIRA TERRA - NOVA ERA DEMOCRÁTICA

Sob a presidência do Juiz de Direito de nossa comarca foram realizadas as eleições municipais para a formação do governo escolhido diretamente pelo povo, num retorno triunfal da Democracia, anseio dos todos cidadãos concientes e patrióticos.
O chefe do Judiciário local, bel, Adolpho Silva Machado, na sede do fórum local, deu posse aos vitoriosos no pleito realizado em 15 de novembro do corrente ano,ficando assim constituída a colenda Câmara de Vereadores, a primeira, depois do período discricionário.
Foi o vencedor o partido da União Democrática Nacional, a UDN, seguido pelo Partido Social Democrático, o PSD e em terceiro lugar a coligação dos partidos Partido Trabalhista brasileiro, o PTB e o partido Libertador, O PL. Os Vereadores tiveram posse:
Derly Kokot, escolhido Presidente da Câmara de Vereadores pela UDN;
Francisco Flório, 1º secretário, também da UDN;
Marcus Melzer, UDN
Estanagildo Lima-UDN

Pelo PSD:
Ibraim Boabaid - vice presidente
Waterloo Camejo.

Da coligação PTB e PL;
Análio Rotta.
Dessa maneira ficou constituído o Poder Legislativo Municipal.
Na noite de do dia 7 de dezembro, no Cine Theatro Independência, numa festa de grande significado cívico, foi dada a posse aos novos dirigentes consagrados nas urnas , nas últimas eleições.
Às 20 horas sob a presidência do médico Derly Kokot, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores e dos demais edis santa-vitorienses, o médico Osmarino de Oliveira Terra assumiu, por segunda vez, as rédeas da municipalidade, acompanhado pelo fazendeiro Bernardino Silveira Lima, como vice.
Após o grande ato, a comunidade presente dirigiu-se, acompanhando os novos mandatários até a Prefeitura Municipal, das mãos de Joaquim Maria Calvete, que estava na ocasião respondendo pela chefia do Executivo Municipal, o dr:. Osmarino de Oliveira Terra e seu vice Bernardino Silveira Lima receberam as chaves do próprio público e tiveram posse, passando a dirigir nossa terra.
Os poderes Municipais ficaram assim constituídos:
Presidente da Câmara de Vereadores - dr. Derly Kokot
Prefeito Municipal - dr. Osmarino de Oliveira Terra.
Desse modo começa uma nova era nas relações desta gente, havendo grandes desafios, como a conclusão das obras do porto, a abertura dos diques do Taim, a valorização da vila do Chuí, a energia elétrica o calçamento e o mais importante de todos, a criação de um estabelecimento de Ensino Médio, conhecido por Ciclo Ginasial.
Os atritos partidários foram uma constante na vida desta gente, onde as pugnas ideológicas eram agudas, principalmente através dos jornais da cidade que eram, o mais antigo deles, o Sul do Estado, representando a voz dos derrotados, o PSD e O Líberal que abrigava as idéias da facção vencedora, a UDN.
Assim seguiu a rotina na caminhada histórica desta terra, no momento em que o povo, pelo voto, fez-se presente na condução dos destinos de Santa Vitória do Palmar.

Foto do momento do prefeito municipal, Osmarino de Oliveira Terra (foto do jornal liberal).
Governo municipal composto por: da esquerda para a direita – Péricles Azambuja secretário, Estanagildo S. Lima vereador, bel. Candido Auch Ribeiro suplente de vereador que na ocasião ocupava uma cadeira no legislativo, sendo o presidente do mesmo, Osmarino de Oliveira Terra, prefeito municipal, Marcos Soibelman Melzer, vereador e Bernardino Silveira Lima, vice-prefeito. (foto dos arquivos de Péricles Azambuja e que está inserido Tahim, A Ultima Divisa).

 


Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br