Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Gremio Esportivo Brasil – Equilíbrio no Futebol do Sul

Os anos 20 já estavam em seus estertores e dentre tantas modificações na sociedade santa-vitoriense, o esporte bretão apresentou uma nova aparência. Vitoriense e Rio Branco continuavam seu caminho na luta pela hegemonia esportiva, mas não apresentavam grandes lances de modificações, já que sempre deveria sair o campeão de um deles. Não havia escolha. Bem, essa situação começou a modificar-se com o surgimento do Santa Cruz, em 1927, e logo após o Grêmio Esportivo Brasil, fundado no dia 19 de julho desse ano, conforme um trabalho histórico de um fundador, dirigente e eterno torcedor, que foi Irineu Alves Nunes.

Não sabemos as razões das cores “Verde e Encarnada”, como se chamava esta última, mas de inspiração na agremiação mais popular de Pelotas, que foi o homônimo da Princesa do Sul, que embora Preto e Encarnado na sua bandeira, o “distintivo” na bandeira deste clube era o mesmo.

Diz Irineu Alves Nunes que a principal razão foi que um grupo de esportistas local já estava revoltado com o predomínio dos Veteranos e Auri-verdes, sobrando poucas oportunidades para os rapazes que não pertenciam ao grupo dominante.

Também, que uma turma que jogava nas imediações da Bento Gonçalves com a rua 13 de Maio, na zona dos Chaves, tinha pretensões de triunfar.

Tiveram cedido um próprio do Exército Nacional, provisoriamente e que hoje ficou conhecido por “Campo do Sarapico”.
Sua primeira diretoria ficou composta pelos amantes dos jogos tendo:

Presidente – Nuno Alves Guimarães
Vice-Presidente – Braz Guarino
Secretário – Celso Pìnto
2º Secretário – Olve Pinto
Tesoureiro – Pedro Marisquirena
2º Tesoureiro – Irineu Alves Nunes
Orador – Aristides Medina
Diretores – Pedro Moreno, Domingos Naparo, Antônio Donato, Malvino Correa, Francisco Valli.

Emblema do Clube

O escudo e a bandeira foram convencionados pela senhora Palmira Pinto, mãe dos jovens Celso e Oves, em cuja barbearia, localizada onde hoje estão, mais ou menos, o Mercado Milano e a loja Ponto Quente, surgiu a idéia de uma nova entidade de tantas glórias locais.

Seguindo os passos do Clube Caixeiral, esta instituição logo transformou-se numa grei familiar, onde se destacaram os Limas, Torinos, Morrones, Peres, Morenos e outros que seguem lutando até hoje pelas apresentações do Brasil.

Esta entidade orgulha-se de haver possuído em suas fileiras o maior jogador gaúcho de “todos os tempos” que foi Sezefredo da Costa, o Cardeal, que por várias vezes vestiu a camiseta de clubes de renome, como o Regimento de Pelotas, campeão de 1935, junto com outros mergulhões; Fluminense, do Rio de Janeiro, na época, a Meca Futebol brasileiro; Nacional do Uruguai e mais ainda, seleção rio-grandense e a brasileira. Outro atleta que saiu das hostes do verde-encarnado, foi Juvenal Amarillo, vice campeão mundial em 1950.

Este clube de futebol teve o 1º título em 1927 e possui a orgulhosa condição de “nunca haver saído da raia de luta até hoje” e que permanece nos corações de seus torcedores.

Santa Vitória do Palmar foi desenvolvendo uma grande demonstração de que, associados, os grupos, sejam de que origem forem e de que atividade pertençam, serão os marcos de nosso desenvolvimento e o GRÊMIO ESPORTIVO BRASIL, com o seu novo local, onde hoje está seu estádio que leva o nome de CARDEAL, no quadrilátero formado pelas ruas Gal. Portinho, D. Diogo de Souza, Conde de Porto Alegre e Av. Bento Gonçalves, doado pela Prefeitura Municipal quando estava a frente o brasiliense Jaime Ramis, no momento, presidente da Câmara Municipal, substituindo no executivo, João de Oliveira Rodrigues.

Glórias de nosso futebol que não poderão jamais ser esquecidas, enquanto houver um guri que, com uma “bola de pano” sonhe em ser um campeão da estirpe de um Juvenal Lima, Aparício Chaves, Bichinho D´agua, Juvenal, e principalmente de Sezefredo da Costa, “o mergulhãozinho da Canoa” que encantou o Pais inteiro e América do Sul.

Equipe do ano 1929 já com Cardeal (boina vermelha) –
Coleção de Joaquim Américo Torino


 

Nuno Alves Guimarães – 1º presidente – Gentileza de Mario Marzzulo

 

Primeiro time do G.E. Brasil – Acervo Pedro Moreno e Filhos




Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br