Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE
SANTA VITÓRIA DO PALMAR E CHUÍ
OSMAR BAES – O GRANDE PRESIDENTE

Sempre existe neste mundo moderno o caminho da associação em todas as atividades humanas, principalmente, na relação indivíduo e trabalho e as grandes dificuldades de relacionamento profissional faz com que grupos de diversos quilates lutam para unidos, poderem realizar as suas funções com dignidade.
Desse modo, surgiram os Sindicatos unindo forças na perspectiva de uma conquista maior em quase todas as atividades profissionais.
Nesta fronteira sul não foi diferente e depois, que os nossos homens do campo uniram-se na organizada e benemerente Casa Rural, para logo após se transformar no Sindicato Rural de Santa Vitória do Palmar, era necessário que os empregados do campo, seguindo essa tendência surgisse o atuante SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR E CHUÍ, ideia
saída do âmago dos patrões que viam numa constante a maneira de relacionamento entre as classes ruralistas de nosso meio.
Sob o comando de Alcibíades Bacelo, homem determinado e que de há muitos anos servia a um dos maiores pecuaristas desta terra e grande político, Osmarino de Oliveira Terra, fez surgir esta entidade que marcou rumos na vida associativa daqueles que sabiam que, unidos, poderiam conquistar melhores e maiores benefícios em sua vida de trabalho e assistência.
Em 1967 ainda sob a orientação da classe patronal surge o SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR E CHUÍ. E a partir de 1971 substituindo o presidente fundador, surge a figura serena e determinada de OSMAR BAES para comandar os destinos da agremiação que viria a ser uma das mais importantes do Rio Grande do Sul e do Brasil.
OSMAR BAES compõe sua diretoria com uma mescla que achava importante reunindo figuras queridas que até hoje não esqueceu, como o representante da raça negra o inolvidável companheiro e amigo, Clemente Cardoso, a figura ímpar nas lides do trabalho em pequenas propriedades destacando o sexo feminino, pouco atuante naqueles tempos, Maria Borges Cabral que deixando o magistério municipal enveredou para caminhos produtivos dos legumes, hortaliças e doces e que por sua atuação ficou conhecida, entre nós, pelo querido e desejado nome de MARIA DOS CAMILINHOS, alem do eterno e querido companheiro Adnay e Rocha.
Sua primeira diretoria, com uma grande novidade ou seja, a descentralização de representantes pelo interior dos municípios participantes, hoje assim constituída com Osmar Baes- presidente, Jerry Kleer- vice-presidente, secretário Denílson Rodrigues e tesoureira – Neiraci Echeverria.
OSMAR BAES está a frente do Sindicato, desmentindo a máxima de que a renovação sempre é necessária, pois, os componentes em número aproximado de 5.000 acham que “time que esta ganhando não se mexe” e essa figura popularíssima de gaúcho saído das plagas de Curral Grande mudando-se para Geribatu e segue lá como símbolo de trabalho e dedicação familiar.
Dentre tantos sonhos que teve foi ver seus filhos, Fabio e Jânia formados na Universidade , ele como engenheiro agrônomo e economista e ela professora e por tantos anos com a companheira a senhora Maria Zelfa Pereira Baes.
Ligado na área de trabalho, em sua agrupação laboral os grandes feitos e por que não sonhos, foi a construção de prédio próprio na rua Don Diogo de Souza esquina 7 de Setembro de onde saem todos os anseios da classe que recebe assistência gratuita na área médica , odontológica e jurídica, sem falar na relação patrão-empregado em cujo sindicato tem um farol seguro, principalmente quase sempre com a concordância de ambas as partes.
Os dissídios coletivos de trabalho provocam uma paz no campo, cenário tão conturbado em todo o pais e outro orgulho dessa diretoria sob o comando de OSMAR BAES é a descentralização administrativa com representantes na Canoa-Mirim- Chuí- Curral Alto- Pastoreio-Curral Grande e São Miguel.
O SINDICATO DE TRABALHADORES RURAIS DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR E CHUÍ presta, também, assistência técnica ao trabalhador rural, em especial, como contato no fornecimento de sementes selecionadas e muda de plantas por preço negociado.
Hoje, OSMAR BAES, vê dos altos dos seus mais de 80 anos a vida em redor de sua prole de operosos homens do campo, tantos benefícios onde surge uma nova família, a dos SINDICALIZADOS e por largo tempo segue confiando em sua atividade.
A SEU OSMAR, como é carinhosamente tratado, assiste uma companheira diuturnamente trabalhando sob o comando na contabilidade na figura desde a sua posse em Aurinha Rocha e como dirigente a dinâmica Nélida San Martim Papaiani e sente-se orgulhoso pela fé no ato, que ele acha fundamental que é a clara e honesta função de sempre poder dizer Sim ou Não, quando isto é necessário e que traz como lema de sua vida e sua eterna filosofia. Orgulha-se de sua equipe de funcionários.
OSMAR BAES fez de seu trabalho de pequeno proprietário um caminho seguro para todos os que labutam no campo, principalmente como empregados rurais, um sacerdócio e que na palavra de seus comandados será sempre um exemplo para todos.
Na planície de Santa Vitória do Palmar e Chuí, a paz é procurada a todo o custo e quando vemos a harmonia reinar dentro das dificuldades, como atesta o período longo em que o grande chefe esta no comando de tanta gente, mesmo com dificuldades da distância, inadimplência dos associados e possui em mente que esse é o único caminho para a paz no trabalho.
Saber dizer SIM E NÃO sem mágoas de ambas as partes é o grande lema da filosofia e se ainda faltam coisas para conquistar, o SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS SANTA VITÓRIA E CHUÍ tem em mãos as rédeas seguras deste homem que é orgulho, junto com sua diretoria, assessores e componentes do Sindicato podendo dizer que o futuro está ligada ao associativo que transforma-se no grande caminho de progresso e bem estar de todos.
SEU OSMAR É A LUZ QUE SE EXPANDE PELOS CAMPOS DO SUL.
UNINDO E PRECANDO A CONCÓRDIA PARA UM FUTURO MAIOR.

OSMAR BAES quando começava sua careira sindicalista.
Momento atual do presidente senhor OSMAR BAES.
Estampa da primeira Diretoria em que participou OSMAR BAES, tendo como presidente o senhor Alcibíades Bacelo.
Atual diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais- Gestão 2009-2013.
Prédio atual do Sindicato Dos Trabalhadores Rurais.
Placa oferecida pela Câmara Municipal de Vereadores de Santa Vitória do Palmar ao presidente do Sindicato dos Trabalhadores- OSMAR BAES.

 

Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br