Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

UM MEMBRO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS EM SANTA VITÓRIA DO PALMAR

Esta gente do extremo sul, talvez pelo seu isolamento, sempre esteve preocupada com o desenvolvimento da cultura que prevalecia no mundo. Era comum chegarem até aqui, companhias de ópera e cantos líricos no trânsito entre o Prata e nosso pais.
O renomado pensador Constâncio. Vigil aqui se apresentou e tantos outros, mas a culminância desses eventos surge com a presença de Acadêmico patrício, membro da Academia Brasileira de Letras, o gaúcho Alcides Castilhos Maya. Jornalista, que saindo de Porto Alegre, indo para o Rio de Janeiro, então capital brasileira, teve uma atuação tão destacada, que foi guindado à célebre entidade, criada pelo grande Machado de Assis. Suas principais obras que vivem na posteridade foram Ruínas Vivas, Tapera, o Gaúcho na lenda e na história, além de Alma Bárbara. A maioria de seus Trabalhos foram temas, tendo como centro, o Rio Grande do Sul.
Alcides Maya chega à esta terra graças a seu irmão, o grande juiz Djalma Maya, que aqui exercia seu trabalho, além das lides forenses, era preocupado com a educação desta gleba e graças a sua capacidade intelectual, tão comum nos chefes do ju dicionário da época, lecionava particularmente, tendo grandes alunos seus, se destacando na vida cultural e profissional. Aproveitando sua estada aqui, a elite intelectual local promove uma sessão de literatura, nada mais, do que com o acadêmico gaúcho.
Este ato incomparável aconteceu no dia 31 de Agosto de 1926 no Cine Theatro Ariel, recebendo o mesmo, uma grande platéia ansiosa por escutar o grande homem de letras que o Brasil revelou e que saíra das plagas rio-grandenses.
Sempre trilhamos o caminho do saber, fazendo eventos que se perpetuaram, onde, graças a nossa férrea vontade de estarmos dentro da temática da intransigência nacional tendo como patrocinador, o destacado jurista Djalma Maya, como presença do fraterno cidadão, que foi Alcides Castilhos Maya, um membro da Academia Brasileira de Letras, que tanto deu ao povo desta nação e que hoje divulga as cousas de nossa vida literária e onde os municípes desta terra mergulhona, tiveram a oportunidade de se ilustrar com sua augusta presença.


 

Alcides Castilhos Maya – membro da Academia Brasileira de Letras

 

Entrada para a Conferência Literária de Alcides C. Maya.

Pergunta da Semana:
O quê era um “Baile de Partida”?

 


Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br