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Peripécias da Construção do Farol da Barra do Chuí - O mais meridional do Brasil.


Em 1909 noticia o jornal República em sua edição de 6 de novembro, que o material para a construção do Farol da Barra já estava em nosso município. Mas, o que tem que ver essa notícia para ser destacada nesta crônica?
Ela é tão interessante e inusitada que vale a pena transcrevê-la e assim faremos:

Vapor Juncal

“...Este vapor que tinha ido a São Miguel levar o material para o pharol que o governo federal mandou edificar na Barra do Chuy foi até próximo do Paço Real sem encontrar o menor obstáculo, regressando dali, ontem, para o Rio Grande.”

O navio Juncal já foi motivo de nomeação neste espaço, mas a maneira com que o mesmo entrou no arroio São Miguel, para descarregar a carga foi transladada dali, onde hoje está a ponte uruguaia que liga o Chuy ao forte, e levado em carretas para a beira das barrancas da Barra.

Dessa maneira começa a construção desse próprio federal que grande utilidade apresentou à navegação marítima, defendendo os barcos atlânticos das procelas deste nosso violento mar.

Alguns anos depois, este mesmo farol, foi acompanhado pela construção de uma torre da mesma altura onde foi instalado um “gigante” aero-dínamo, o nosso velho “carregador”, cuja finalidade era dotar aquele local de luz elétrica, extensivo ao balneário local, que aliás, não funcionou.

Em 1910 estava pronta a obra que depois, nos fins de 40, foi substituído por este que se encontra altaneiro, marcando além de seus serviços prestados, também, a presença do limite austral do litoral de nossa Pátria.


O Farol da Barra do Chui está localizado nas barrancas alterosas que são a formação inicial da costa brasileira e onde começa a nossa área oceânica e que é o limite sul litoralenho e que marca nestes mares bravios, a segurança dos nautas, já que esta parte da América é um verdadeiro cemitério de navios, onde a história brasileira registra em 1.532 o primeiro naufrágio acontecido aqui, com a nau Gabriel capitaneada pelo fidalgo, Martim Afonso de Sousa, destacando também Prince of de Galles, que resultou na famosa questão internacional entre o Brasil e a Inglaterra, conhecida como Questão Crhistie, além de tantos outros.

Ainda, tantos outros desastres marítimos, fez com que neste trecho de 230 Km, entre o molhe norte do Arroio Chui e o sul do Cassino, fossem construídos mais três marcos de iluminação costeira, ficando a região conhecida turística e geograficamente como “Mundo dos Faróis” e apresentando ao todo cinco.
Isto caracteriza nossa terra que forjou tantos homens de fé inquebrantável e nos transformou em marco augusto da nacionalidade.

1º Farol construído na foz do Chuí em 1.909 e inaugurado no ano seguinte.

Pergunta da Semana: Que família era aqui conhecida por os “TURUNGUENGAS” e por que levava esse nome?

 


Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br