Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 
 

O que é Jerra

Palavra de origem uruguaia, “YERRA”, designa o dia especial em que ocorre uma das maiores atividades campeiras, que é a marcação de animais na fazenda. Nestes dias, reuniam-se todos os vizinhos das redondezas, formando um grupo de trabalho, que culminava com uma grande confraternização.
La Yerra

La Yerra es una de las operaciones más célebres de las estancias y para ella se convidan comunmente a todas las gentes del pago. El ganado se encierra en un cerco de estancias: los peones de a caballo lo van sacando enlazados por las astas y otro peón a pie le aplica la marca caliente a un anca.


O Festival

Também aqui no Rio Grande do Sul, a exemplo dos irmãos uruguaios, a marcação de animais é reconhecidamente a atividade campeira mais intensa, reunindo um grande número de pessoas, que os gaúchos da fronteira com o Uruguai denominam de “JERRA”.
Ao final do dia, a recompensa pelo esforço era dada a partir de um saboroso churrasco ao som de belas canções. Intérpretes e instrumentistas faziam da gaita e do violão os companheiros que levavam alegria e descontração aos presentes. Pela beleza das apresentações simples e descompromissadas, nasceu a vontade de divulgar esses talentos, o que originou o Festival da Jerra da Canção Nativa.