Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 
 

Nasce a Jerra da Canção Nativa em Santa Vitória

A Jerra da Canção Nativa surgiu em 1985 quando um grupo de tradicionalistas do CTG Rodeio dos Palmares, inspirados em outros festivais de música nativista do Rio Grande do Sul, resolveram criar aqui na fronteira sul do Estado mais um festival com o objetivo de incentivar a cultura da nossa terra e promover uma integração dos nossos compositores e músicos com os da região sul.

Até a 3º edição do evento o mesmo ocorreu no cine teatro Independência e manteve um caráter mais regional.

 

Realização da Jerra no Ginásio de Esportes Cardeal abriga maior público e contribui para tornar o evento mais popular

Na quarta edição da Jerra, foi iniciada uma tentativa de dar um caráter estadual ao evento com a participação de shows com artistas de renome estadual, embora ainda as músicas concorrentes tenham mantido um caráter regional, a partir desta edição foi transferido para o Ginásio de Esportes Cardeal com objetivo de abrigar um público maior e popularizar o evento.

A partir da 5º edição o festival realmente começou a ter a participação de compositores e músicos de todo o estado do Rio Grande do Sul durante a fase competitiva do evento, e mantidos shows Estaduais mesclados com a participação de shows locais.

 

 

A 8º e 9º edições foram realizadas na praia do Hermenegildo com objetivo de ao promover a cultura incentivar o turismo, entretanto o evento ficou limitado devido a um espaço físico menor e a um desinteresse naquele momento da Sociedade Amigos da Praia do Hermenegildo que junto com o Hermenegildo Praia Clube participavam na organização do evento que até então teve a coordenação apenas do CTG Rodeio dos Palmares. Durante esses anos após a criação do evento o mesmo teve de ser interrompido por mais de uma vez devidos as dificuldades para financiar o mesmo.

Fundada a “Jerra Associação de Cultura e Arte Nativa”

 

Após a 9º edição o grupo de tradicionalistas que vinha organizando a Jerra optou por criar uma estrutura própria fundando então a Jerra Associação de Cultura e Arte Nativa com estrutura jurídica e denominada de interesse público por lei municipal.

 

Passou a ter um Conselho Deliberativo composto por dois membros indicados pela assembléia geral dos sócios, dois indicados pelo CTG Rodeio dos Palmares, um pela Prefeitura Municipal e um pela Câmara de Vereadores. Uma diretoria executiva eleita pelo conselho com o objetivo de administrar e realizar os eventos e atividade previstas no estatuto da entidade. Dessa forma foi realizada a 10º Jerra da Canção Nativa, voltando ao Ginásio de Esportes Cardeal, e esta em fase final de organização a 11º Jerra da Canção Nativa que será realizada nos dias 19, 20 e 21 de novembro.

Texto: Volnei N. Pereira
Vice-Presidente da Jerra
Associação de Cultura e Arte
Nativa.
Fonte de Imagens: capa dos discos
gravados em cada
realização da Jerra